Hoje escrevo com alguma tristeza.
José Mourinho é mais do que um vencedor no Mundo dos Treinadores de Futebol, ou um revolucionário na Metodologia de Treino a nível Mundial, ou especificamente em Portugal e em todos os jovens que perceberam através do próprio José Mourinho que o caminho que queriam seguir era serem Treinadores de Futebol.
“E José Mourinho foi, e é, a inspiraçāo de muitos.”
O Futebol alimenta-se da paixāo de muitos e uns, com mais sorte, conhecimento e oportunidades que outros, conseguem fazer a sua vida profissional dedicada exclusivamente do Futebol, O Futebol alimenta milhares de pessoas, desde Jogadores, Treinadores, Fisioterapeutas, Médicos, Scouts, Analistas, Fisiologistas, Preparadores Físicos, Diretores, Agentes, Marketing Desportivo, Formadores, Comentadores e Jornalistas Desportivos, Canais de TV, Jornais, etc
É muita gente!
Mas só alguns nos inspiram. Esses sāo muito menos.
E José Mourinho foi, e é, a inspiraçāo de muitos.
Já tinha escrito aqui sobre isto, mas (uma vez mais) preciso reiterar que a José Mourinho tem faltado consistência e capacidade de decidir melhor os passos na sua carreira profissional.
Nāo consigo entender o porquê de um treinador como José Mourinho, com um passado vencedor em todas as Ligas por onde passou, capaz de ser Campeāo em Inglaterra, Itália e Espanha, em Clubes de Top como o Real Madrid FC, Chelsea FC, Manchester United FC e FC Internazionale, e de vencer 2 Champions League decide ir treinar o Tottenham Hotspur? E depois a AS Roma?
Nāo percebo!
Com todo o respeito por todos os Clubes e Treinadores, José Mourinho é um Treinador Campeāo Europeu 2 vezes e foi Campeāo Nacional múltiplas vezes, em diferentes países e contextos. E decidir treinar Clubes onde dificilmente será Campeāo (seja por razões históricas ou por falta de capacidade de investimento) nāo é, de todo, condizente com o historial de conquistas do Treinador português.
“Mas Mourinho fora das Big-5, numa Liga completamente marginal?
Nāo percebo!
Volto a fazer a mesma questāo: se José Mourinho (vencedor de 28 títulos) nāo consegue melhor, quem vai conseguir?”
Incapacidade em ser melhor aconselhado, incapacidade em ficar parado e aguardar por uma melhor oportunidade? Incapacidade de melhor se adaptar a outros estilos, equipas e jogadores? Incapacidade de escolher melhor a sua Equipa Técnica?
Nāo sei, sinceramente.
Mas Mourinho fora das Big-5, numa Liga completamente marginal?
Nāo percebo!
Volto a fazer a mesma questāo: se José Mourinho (vencedor de 28 títulos) nāo consegue melhor, quem vai conseguir?
Só me resta esperar que o ídolo de uma geraçāo de Treinadores inteira que se seguiu (eu, incluído), consiga voltar a subir os degraus que eu julgo merecer.
Até lá, boa sorte para esta nova aventura, Mister!

Deixe um comentário