Mais um estudo feito, publicado e que trago aqui para pararmos e refletirmos sobre isso, desta vez pela Horizm em Digital Value of Fans 2025.

O estudo é muito interessante, para quem gosta das áreas de Desenvolvimento de Negócio e Gestāo de Clubes, nomeadamente na sua pegada digital.

Sim, porque quem ignora essa janela de oportunidade, ignora o mercado.

Mas nāo só no Futebol, porque o estudo aborda o Desporto numa perspectiva mais global, nāo apenas o Futebol e desde Ligas, Clubes a Atletas, temos informaçōes importantes.

No entanto, para mim, interessa (muito) mais o Futebol.

Claro!

Primeira, e grande, desilusāo – do top-25 das equipas com capacidade para gerar mais valor, através das redes sociais, Portugal nāo tem nenhum representante.

Aliás, de todo o estudo, a Liga Portugal está posicionada em 25o lugar no parâmetro de  “Audience – global reach and fan engagement”, ou, em português, Audiência, alcance global e engajamento com os fās, atrás de Ligas como a Mexicana, a Egípcia, a Turca, o Championship (a 2a Liga Inglesa) ou mesmo a Serie B Brasileira (também equivalente à 2a Liga).

Surpreendente!

Conseguimos, no entanto, no parâmetro de Valor Gerado (ou “Value Generated”) ultrapassar a Liga Turca, entre outras modalidades, e ficamos em 21o Lugar na tabela final e, mais do que isso, registam-se evoluçōes favoráveis em ambos os paramêtros.

Isto pode revelar uma tendência de evoluçāo positiva e um resultado natural do trabalho desenvolvido pela Liga Portugal no decorrer dos anos.

Será?

Nāo.

Tudo muda, no entanto, quando falamos de equipas.
No parâmetro da Audiência, nāo existem registos de equipas portuguesas… tal como no parâmetro do Valor Gerado!

Portanto, a Liga está a crescer, a espaços, mas os Clubes nāo parecem conseguir acompanhar.

Por fim, claro está, quando falamos de atletas, Cristiano Ronaldo é destaque!

Mas isso “é normal, já sabemos, nāo interessa”, alguém poderá pensar.

Claro que interessa!

Interessa parar e pensar como é possível…?

Sim, como é possível nāo sermos representados?

Por exemplo, perguntas que me surgem rapidamente.
Como é possível, se:
. O SL Benfica orgulhosamente, e bem, promove a sua posiçāo de líder mundial no número de sócios atingidos, uma absolutamente notável marca de 400 mil sócios, mas nāo tem capacidade de ter audiências relevantes, para pelo menos, entrar no top-25 mundial?

. O Sporting CP tem “só” o potencial de ter a sua marca infinitamente ligada ao atleta mais relevante de sempre? E atençāo, até julgo que o Clube tem feito um esforço na divulgaçāo da sua imagem e marca (como por exemplo, as tāo badaladas camisolas de ediçāo limitada, etc) e, inclusive, da sua formidável capacidade na formaçāo de atletas, porque nāo foi apenas Cristiano, mas um conjunto de atletas de eleiçāo durante décadas.

. Ou, o FC Porto, que fora das big-5 foi certamente dos Clubes, senāo mesmo o Clube, que mais vezes ganhou a Champions League e Europa League nos últimos 30 anos? Ou, se também foi o Clube que iniciou o processo de tornar Portugal como um mercado de excelência na promoçāo e desenvolvimento de atletas nacionais e estrangeiros a preços (muito) altos para as Big-5, com os primeiros casos da geraçāo de atletas vencedores da Champions League com Mourinho, certo? 

Como é possível que se perca esse caminho?

Claro que se torna sempre mais fácil falar dos Clubes de maior projeçāo, mas porque nāo se faz este estudo no panorama nacional, mais do que a normal análise de bilhética?

A blihética é uma análise quantitativa de uma simples métrica física, e tangível, que tem um retorno imediato, claro, mas que nāo tem necessariamente que ver com o impacto e percepçāo da marca a nível regional, nacional ou global.

Outras podem ser:
. Quantas camisolas os Clubes vendem em Portugal?
. Quanto crescem nas redes sociais?

. Que redes sociais?

. Quantos seguidores tem?

. Quantas lojas online existem?
. Quantos produtos sāo criados nos canais dos Clubes?

. Quais os produtos (ou conteúdos) geram mais engajamento e retorno?

. Porquê?
. Que atletas conseguem potenciar a sua imagem?

. Porquê?
. Que parcerias sāo feitas?
. Porquê?

Existem muitas mais, claro.

Mas importa questionar, mais e mais.

Diria ainda, o que podem as outras equipas aprender de tudo isto?
Como pode, dentro da sua proporçāo, cada Clube ser maior e melhor?

Muitas perguntas, eu sei.

Mas é assim que encaro as coisas.

E vocês, que perguntas sāo mais relevantes para desenvolver os Clubes?
E que estratégias sāo as melhores?

Discutamos, por um Futebol melhor!

(E se quiserem o artigo, peçam, que eu envio, ou pesquisem pelos nomes mencionados em cima que também o encontram!)

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