Primeiro jogo feito e o resultado foi um empate 1-1 em Ipswich Town.
Certamente não é o melhor resultado, presenciámos algumas atuações chocantes.
Mas também, alguns pontos positivos a serem considerados.
Em primeiro lugar, a ideia é possível.
Zero de notícia aqui.
Embora ainda longe da perfeição, a 2a parte deu esperança ao que o futuro desta equipa pode ser, nomeadamente quando tudo se tornar mais automático e o perfil dos jogadores se adequar melhor às necessidades do sistema e da dinâmica.
Em segundo lugar, Ruben deve estar em estado de choque.
O próprio mencionou o aspecto físico e isso fica ainda mais relevante quando, como todos sabemos, o espaço e o tempo para treinar são muito limitados no Futebol de alto rendimento, quando se joga a cada 3 dias.
Por outro lado, quando se fala em qualidade, a realidade é que, provavelmente, poucos jogadores deste plantel do Man United fariam parte do plantel em qualquer outra época do Clube.
Para melhor compreender a estratégia e formação de Ruben, com o famoso 3-4-3, como Ruben afirmou várias vezes, o mais importante não é o sistema em si, mas a dinâmica que é criada.
Não só ofensivamente, mas também defensivamente – ambos uma grande preocupação agora – onde o perfil dos jogadores é um grande problema.
Destaco algumas (mas importantes) questões a serem abordadas.
Casemiro e Eriksen definitivamente não têm o perfil necessário para a posição de duplo pivô no meio-campo, e isso fica ainda mais notório na diferença que se sentiu no momento em que Ugarte entrou em campo.
Os 3 defesas-centrais utilizados são, para não dizer outra coisa, limitados.
Limitados nas suas ações, tomada de decisão e compreensão do posicionamento, o que surpreende em jogadores deste nível competitivo.
Perdi a conta à quantidade de vezes em que a linha defensiva fica completamente fora de posição, semelhante a um exame de eletrocardiograma cheio de “altos e baixos”, ou da quantidade de vezes que Matthijs de Ligt recebeu a bola de frente para Onana…
Finalmente, Rashford pode ser uma preocupação séria.
Não me lembro de muitos duelos que ele tenha vencido, até mesmo disputado, o que me fez pensar o quanto ele está realmente focado e comprometido com este novo Man United.
Pode ser que ele sinta apenas que aquela não é a sua melhor posição ou papel para ajudar a equipa.
Talvez.
A partir daqui, tendo em conta que todos os problemas acima mencionados estão posicionados no corredor central, é um claro sinal de que isso levará tempo e, provavelmente, dinheiro.
Se Yoro e Martinez, assim como Ugarte e Mainoo, parecem ter a vida facilitada para chegar ao 11 titular, honestamente não me parece ser suficiente para ter a equipa onde Ruben deseja.
Alguns pontos positivos, no entanto.
1. Tal como previ, Amad Diallo terá uma importante oportunidade de jogar regularmente, com um perfil semelhante ao de Geny Catamo ou mesmo de Geovany Quenda no Sporting CP.
2. Bruno vai ter um papel importante neste esquema, tendo a liberdade de estar mais perto do golo, mas também de vir atrás e comandar a equipa nas fases de construção.
3. Por último, Højlund terá a oportunidade de ser importante, apesar das suas dificuldades técnicas e da sua má capacidade de decisão, neste momento.
A sua ética de trabalho, movimentos ofensivos, capacidade de vencer duelos e compreensão do jogo que Ruben pretende (especialmente na capacidade de funcionar como referência ofensiva, imobilizando os defesas e promovendo combinações com os médios) podem torná-lo um elemento importante.
Sem dúvida, os próximos 2 mercados de janela serão extremamente importantes e haverá ajustes para serem feitos.
Um bom número de jogadores terá o seu futuro em outros clubes.
Eles simplesmente não são bons o suficiente, comprometidos o suficiente ou famintos o suficiente.
Do Sporting CP, tenho a certeza que o Ruben sente falta do Diomande, do Gonçalo Inácio, do Hujlmand, do Pote, do Trincāo e, claro, do Gyökeres.
Mas, atençāo, estar no Man United abre portas diferentes, oportunidades de mercado diferentes.
E Ruben terá um espectro maior de influência e recursos para contratar novos jogadores.
E ele não está aqui para ser apenas um rapaz simpático.
Ele está a caminho de tornar o Man United grande novamente!

Deixe um comentário