Os Países Baixos colocaram em campo a sua superioridade individual e colectiva, aproveitando o grande momento de alguns dos seus atletas, nomeadamente Gakpo e Xavi Simons. Como esperado, do lado dos neerlandeses, muita variabilidade ofensiva, jogo interior e exterior e um Gakpo super inspirado lideraram a equipa frente a uma frágil Roménia.
Os problemas para os Países Baixos irāo surgir, se a História se confirmar, frente a equipas com capacidade ofensiva de igual ou superior qualidade. Aqui, a cultura, os Treinadores, a História indica-nos que é um Futebol que demonstrou sempre ter problemas com os momentos defensivos.
De qualquer forma, é importante referir que tanto na defesa, como no meio-campo existem diversos atletas com ligações ao Futebol italiano e inglês – Dumfries e Vrij no Inter Milan, Reijnders no AC Milan, Bart Verbruggen e os incontornáveis Ake e Van Dijk, no Brighton, Manchester City e Liverpool, respectivamente.
Aliás, esta tendência da internacionalizaçāo da equipa é agora muito notória, em que apenas 1 atleta joga na Holanda – Schouten, no PSV Eindhoven. Mas, até este, esteve 4 anos em Itália, no Bologna!
Poderá isto influenciar esta seleçāo?
Veremos!
A Turquia, por seu lado, causou a surpresa da noite, ao eliminar a Áustria. Considerada por muitos como uma das seleções mais capazes – ainda recentemente, Joāo Palhinha considerou a Áustria como uma das potências deste Euro – a Áustria nāo conseguiu materializar a clara superioridade dentro de campo, nomeadamente até ao 2o golo. A Turquia foi audaz cada vez que se aproximava da baliza adversária, aproveitando o relaxamento que sentiam nos cantos e foi super atrevida nas transições ofensivas.
E bem!
Por muito que se goste de uma determinada forma de jogar, os fundamentalismos têm este reverso da medalha no Futebol – existem diversas formas de vencer!
Lembrar que Portugal foi campeāo a ter 3 empates na Fase de Grupos e a sofrer em todos os jogos, na forma de jogar e no resultado!
Para os Quartos de Final, as minhas previsões de vencedores vāo para:
- Espanha
- Portugal
- Suíça
- Holanda
Agora, aproveitar 2 dias de descanso e esperar pelos Jogos!
6a feira voltamos ao ativo!

Deixe um comentário