Ontem, os jogos do Europeu reservaram muitas emoções, principalmente para os Ingleses!
Jude Bellingham fez o golo do empate já bem depois dos 90 minutos, num golo acrobático e que gelou as aspirações eslovacas.
Foi, de qualquer forma, um jogo muito abaixo das expectativas daqueles que consideram a Inglaterra como a grande favorita à conquista do título Europeu, mas dentro da normalidade de quem tem acompanhado os jogos dos britânicos.
Para mim, a Inglaterra está (muito) longe de ser a principal favorita, a nível de performance, proposta de jogo, ou mesmo das individualidades, dinâmicas colectivas, espírito de grupo, cultura…
Vamos ver como será o jogo frente à Suíça, mas creio ser muito justo considerar que a Suíça poderá estar, neste momento, muito confiante!
O jogo da noite, que opôs a Espanha à Georgia decorreu da forma esperada, com a Espanha super-dominadora, com uma cultura e proposta de jogo fortíssimos, e com uma Georgia a recorrer aos contra-ataques para colocar em sentido os espanhóis. E conseguiu, a espaços aproveitar os espaços que a Espanha deixa, chegando ao golo… sem fazer nenhum remate!!
Aliás, a Georgia terminou o encontro com 0 (zero) remates enquadrados!
Atençāo a esta Espanha!
- França vs Bélgica
Jogo de equipas que, ainda, nāo se encontraram verdadeiramente neste Euro, ambas com exibições pobres e algo desconectadas, até. Dessa forma, diria que a França, pela capacidade individual dos seus atletas, é a favorita para este jogo, mesmo tendo em conta que as suas exibições têm sido pobres até agora.
A França é, aliás, uma das favoritas a conquistar o Europeu exatamente fruto da qualidade individual que tem na sua lista de jogadores, nāo tanto pelo poderio que demonstra nos jogos.
A Bélgica soma decepções em provas internacionais, com Lukako ainda sem golos marcados e muitas oscilações exibicionais.
Diria, aqui, que França irá avançar, mesmo sem brilhantismo.
- Portugal vs Eslovénia
Forças necessariamente diferentes nestas 2 equipas, com Portugal a ser claramente o favorito a passar a eliminatória. Portugal tem, para mim, um dos melhores (se nāo o melhor) grupo de atletas nesta Competiçāo e tem complicado a sua própria vida devido às constantes alterações na equipa, sistema, etc. O jogo frente à Georgia, mesmo nāo sendo decisivo para o apuramento, acabou por tornar o ambiente mais pesado do que seria necessário e, certamente, desejável.
Do lado da Eslovénia, Oblak é uma referência incontornável. Um guarda-redes que aprecio bastante, pouco dado a gritos efusivos ou histéricos para os defesas, ou necessidade de grandes saltos para se fazer notar e ser um brilhante guarda-redes.
Dos melhores que vi.
Se nāo existir qualquer pó de iluminaçāo a pairar sobre a Seleçāo Portuguesa arrisco numa vitória confortável da nossa Seleçāo, com o seguinte 11:
- Diogo Costa
- Cancelo
- Rúben Dias
- Pepe
- Nuno Mendes
- Palhinha
- Vitinha
- Bruno Fernandes
- Bernardo Silva
- Rafael Leāo
- Cristiano Ronaldo
Força Portugal!
Venham os jogos!

Deixe um comentário