Após uns dias de “retiro espiritual”, os jogos reiniciam daqui pouco.

O que esperar dos Jogos dos próximos dias?

Vamos iniciar pelos Jogos de hoje e fazendo uma actualizaçāo diária, com um resumo muito curto de cada Jogo do dia anterior e as minhas previsões para os Jogos seguintes.

  • Suíça vs Itália 

Um jogo à partida muito equilibrado, eventualmente a pender ligeiramente, e apenas no plano teórico, para a equipa italiana. Mas, isto é apenas na teoria, porque na prática a Suíça tem possibilidades reais de passar este desafio. 

Porquê?  

A começar porque na Fase de Grupos, demonstrou capacidade de organizaçāo defensiva e armas ofensivas, através dos atletas da frente de ataque – nomeadamente, Vargas, Embolo, Ndoye, Duah ou Rieder – com o jogo frente a Alemanha, o último da última Fase a ficar na retina. A equipa Suíça consegue aliar experiência na Defesa e no Medio Campo, com atletas de grande nível, como Akanji ou Xhaka, mas também alguma irreverência e velocidade. A juntar a isto, a equipa da Itália demonstrou diferentes faces, num primeiro jogo sem medo de assumir o Jogo e depois com uma postura mais italiana. De qualquer forma, a Itália tem bons atletas a título individual, como Donnarumma, Bastoni, Chiesa, Jorginho, Barella entre outros, que garantem qualidade no Momento Ofensivo. Existem, na verdade algumas fragilidades em outros e todos assumem que esta Itália nāo sendo a mais talentosa, tem uma equipa competitiva e, para mim, acima de tudo, tem uma característica quase única neste Euro: a Cultura une-se com o Modelo de Jogo.

E isto pode ser realmente importante na Fase que se afigura, a eliminar.

As grandes dúvidas sobre este Jogo vāo iniciar-se em: quem vai querer assumir o Jogo?

  • Alemanha vs Dinamarca

Naturalmente favorita, a Alemanha irá com toda a certeza assumir as rédeas do Jogo. O problema poderá surgir nos Momentos de Transiçāo Defensiva, onde a Dinamarca irá tentar aproveitar os espaços dados, através dos Avançados, Hojlund, Wind ou mesmo de Bah ou Kristansen (pelas laterais). No entanto, este parece-me um Jogo onde Hjulmand fará falta, pela sua capacidade no Momento de Organizaçāo Defensiva, mas principalmente pela capacidade de limpar os lances nos Momentos de Transiçāo Ofensiva, onde opta sempre por um passo simples e eficaz, que permita a equipa prosseguir a jogada. É, para mim, a sua maior qualidade no Momento Ofensivo – jogo simples, associativo e a permitir o jogador seguinte a prosseguir a jogada colectiva com qualidade. A Alemanha tarda em fazer render atletas como Havertz ou mesmo Wirtz e nāo conseguiu toda a estabilidade necessária no meio-campo e na defesa, onde atletas como Andrich ou a dupla Tah-Rüdiger ainda nāo conseguiram convencer na totalidade. Diria mais, toda a linha defensiva, apesar da sua inegável qualidade a título individual, parece ainda nāo estar totalmente solidificada.

Neste jogo, no entanto, julgo que nāo haverāo grandes surpresas, para mim. A Alemanha irá, com naturalidade, seguir em frente na Competiçāo.

Venham os Jogos! 

Related Articles

All articles

Get updates

← Voltar

Agradecemos pela sua resposta. ✨

Deixe um comentário

Download Texty

Texty is a magazine-style theme design that displays blog posts, reviews, and news in an original way.

Texty comes with different style variations to spark your creativity in making it just as you'd like to. Enjoy!

Blog no WordPress.com.