Todos os anos a rotina continua a mesma: termina uma Temporada e começamos a pensar na preparação de outra.

Portanto, o que é necessário na hora de preparar uma nova Temporada? O que deve ser nossa preocupação para melhorar?

Uma coisa é certa, a preparação meticulosa que acontece nos bastidores é fundamental!


“quando cheguei à Europa não percebi bem porque é que os jogadores chegavam ao Campo de Treinos (Instalações do Clube) 2 horas antes do início do treino. Depois comecei a olhar para os grandes jogadores influentes, como João Moutinho, Hulk entre outros, e vi-os a cuidar do corpo para poder melhorar a sua performance.”
Danilo (jogador da Juventus (ITA) e Seleçāo do Brasil)

Vamos apenas observar alguns obstáculos que surgem no caminho e declarar claramente: a Pré-temporada não é apenas um momento para recuperar a forma física! Atençāo, embora a recuperaçāo dos níveis físicos desejáveis para a performance de alto-nível seja muito importante neste período, o foco exclusivo nas capacidades físicas é uma abordagem que vem perdendo adeptos ao longo dos anos. Uma abordagem contemporânea indica que a Pré-época é um período para lançar as bases Técnicas/Tácticas, Estratégicas, Físicas, Mentais e Psicológicas para os desafios que se avizinham. Consequentemente, fica mais fácil entender que não podemos separar uma vertical da outra e que focar numa vertical de preparação não é suficiente para preparar melhor a equipa. Iniciando com a explicação do Modelo de Jogo, acrescentando potenciais progressões Táticas, ou até mesmo iniciativas de Team Building, todos são elementos muito importantes para conhecer melhor os jogadores individualmente e perceber como transformá-los numa equipa pronta para enfrentar todos os altos e baixos que uma longa Temporada sempre traz!

Em Clubes de Futebol de elite como Bayern de Munique, Liverpool e Real Madrid, a preparação da Pré-temporada é uma máquina bem preparada, até porque a continuidade e estabilidade têm um papel fundamental na transmissāo da cultura e valores instalados. Treinadores como Jürgen Klopp e Pep Guardiola enfatizam uma abordagem holística, combinando condicionamento físico rigoroso com exercícios táticos e atividades sociais de formação de equipa. A aptidão física é restaurada através de Regimes de Treino cuidadosamente estruturados que equilibram a intensidade com a recuperação, garantindo que os jogadores atinjam níveis máximos de desempenho sem risco de lesões. Felizmente, este elemento desenvolveu-se tremendamente ao longo dos anos, pois com a entrada da Big-Data no Futebol como fornecedores de dados, estão focados não apenas na análise de dados de distâncias, intensidade, etc., mas também na prevenção e exposição de atletas a lesões. Como Danilo referiu recentemente “quando cheguei à Europa não percebi bem porque é que os jogadores chegavam ao Campo de Treinos (Instalações do Clube) 2 horas antes do início do treino. Depois comecei a olhar para os grandes jogadores influentes, como João Moutinho, Hulk entre outros, e vi-os a cuidar do corpo para poder melhorar a sua performance.” A partir daqui, podemos entender que a Componente Física deve ser levado em consideração ao longo da Temporada e não especificamente na Pré-temporada.

Honestamente, como entendemos agora, todos os elementos são assim!

A consciência Tática é outro pilar a ser explorado na Pré-temporada. Os treinadores implementam e refinam os seus planos estratégicos para o Modelo de Jogo proposto, focando-se nos Sistemas Tácticos, Esquemas Táticos, Estratégias Ofensivas e Defensivas com e sem da bola, etc. Mas é claramente desaconselhável encarar esta Fase como uma dissertação de todos os momentos do Jogo, porque até o Modelo de Jogo pode mudar, tem variedades incluídas, depende do momento da Temporada ou dos adversários, etc. 

Por último, este período é também crítico para a integração de novos jogadores, criando um sentimento concreto de equipa, de colectivo, promovendo a coesão da equipa e, naturalmente, garantindo que todos os jogadores compreendem o seu papel dentro do plantel.

“Por exemplo, iniciativas como a criação de Ligas/Divisões inferiores que promovam o investimento internacional, proporcionando um caminho e espaço para os jogadores se tornarem Jogadores Profissionais de Futebol e as equipas serem promovidas a Divisões superiores e interagirem diretamente com os Clubes Locais; ou criar um espaço para os jogadores se poderem tornar nacionais dos Emirados Árabes Unidos com base na sua performance e desempenho, desde jovens no Futebol Juvenil ou de atletas adultos”

Na região MENA (Middle East and North Africa), os Clubes de Futebol estão a adoptar cada vez mais estas Metodologias mais sofisticadas. A Aspire Academy no Qatar e a Mohammed VI Football Academy em Marrocos exemplificam esta tendência, investindo em instalações de última geração e empregando treinadores especializados para elevar os padrões nāo apenas de Pré-época, mas também durante a Época, naturalmente. As regiões do Golfo, incluindo países como o Qatar, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos (EAU) e o Kuwait, registaram investimentos significativos em infra-estruturas de Futebol, Treino e Desenvolvimento Juvenil ao longo da última década. Deixo apenas alguns elementos que desempenharam um papel significativo, como: 

  • Infra-estruturas e Instalações
  • Staff de Treinadores Profissionais
  • Ciência do Desporto (Sports Science)
  • Iniciativas de Desenvolvimento no Futebol Juvenil
  • Considerações climáticas
  • Amigáveis competitivos e Torneios Internacionais
  • Preparações Psicológicas
  • Parcerias Internacionais

Conforme registado recentemente, desde o Mundial de 2022 no Qatar, o Programa da Visão Saudita 2030 (Saudi Vision 2030) e as Iniciativas Estratégicas dos Emirados Árabes Unidos são um sinal de um reconhecimento crescente da importância de uma preparação abrangente não apenas da pré-temporada, mas de uma Visāo mais alargada para alcançar o sucesso a longo prazo. Por exemplo, nos EAU há uma quantidade significativa de iniciativas tanto para atletas individualmente, bem como para empresas, que criam um ambiente que irá automaticamente gerar um crescimento e desenvolvimento na região, entendendo que nos EAU a comunidade de expatriados (imigrantes) é superior a 80% da populaçāo total do país (!). Por exemplo, iniciativas como a criação de Ligas/Divisões inferiores que promovam o investimento internacional, proporcionando um caminho e espaço para os jogadores se tornarem Jogadores Profissionais de Futebol e as equipas serem promovidas a Divisões superiores e interagirem diretamente com os Clubes Locais; ou criar um espaço para os jogadores se poderem tornar nacionais dos Emirados Árabes Unidos com base na sua performance e desempenho, desde jovens no Futebol Juvenil ou de atletas adultos (ou seja, através de plataformas como “Jogador Residente”/vagas Sub-23 em cada equipe, etc.).

Alinhando-se com essas iniciativas, os clubes têm vindo a adaptar-se e a integrar os avanços Científicos em Medicina Desportiva, Nutrição e Psicologia como forma de otimizar o Desempenho e o Bem-estar dos atletas.

Concluindo, a Pré-temporada é um momento de renovação e ambição, onde são plantadas as sementes do sucesso futuro. Ao adotar uma abordagem multifacetada que prioriza os “4 Corners” – Preparação Física, Técnica, Tática e Resiliência Psicológica – os clubes podem garantir que estão mais bem preparados para as exigências de uma nova Época Desportiva. Por último, apenas reforçando a ideia, este período de preparação não envolve apenas prontidão física; trata-se de construir uma equipe coesa, motivada e estrategicamente preparada e pronta para enfrentar os desafios futuros.

Compartilhem as vossas ideias!

Falamos em breve!

Related Articles

All articles

Get updates

← Voltar

Agradecemos pela sua resposta. ✨

Deixe um comentário

Download Texty

Texty is a magazine-style theme design that displays blog posts, reviews, and news in an original way.

Texty comes with different style variations to spark your creativity in making it just as you'd like to. Enjoy!

Blog no WordPress.com.