Falar, ou escrever, sobre Jogo Ofensivo é muito subjetivo, pois existem diversas formas de entendê-lo e uma imensa variedade de comportamentos cruciais para implementar a nossa visão na equipa. Independentemente disso, devemos compreender a elevada complexidade do Jogo Ofensivo, por toda a exigência necessária na organização, treino, sincronização e reconhecimento de comportamentos de todos os jogadores – tal como no Jogo Defensivo – mas é preciso adicionar o elemento fundamental do Jogo, a bola.
E só existe uma no Jogo, e todos a querem (ou quase todos).
Portanto, esse elemento diferenciador tem uma importância imensa e inegável.
Sempre, a bola.
A literatura apresenta-nos diferentes Princípios de Ataque no Futebol, especialmente com a influência nacional de cada Escola ou História do Futebol de cada país. É diferente definir o que é, na sua generalidade, um atleta sul-americano e um atleta europeu, africano ou asiático. O mesmo se passa em Clubes dos mesmos países, onde sāo expectáveis certas características da parte dos atletas mais em uns do que outros. E, mais uma vez, devemos adaptar-nos às mudanças que se avizinham quando trabalhamos internacionalmente, ou quando tentamos compreender melhor os requisitos ou necessidades de outra Liga, porque os nomes podem mudar, os conceitos podem variar, mas a questão permanece a mesma: o que fazer quando estiver na posse de a bola?
Naturalmente, a questão já afirma o alinhamento necessário entre as Estratégias Ofensivas e Defensivas no Modelo de Jogo.
Espero cobrir todos os conceitos principais aqui.
Vamos a isso!
Os conceitos essenciais que norteiam a Estratégia Ofensiva de uma equipa têm sempre os mesmos objectivos, que passam por melhor posicionar os jogadores em posições de ataque e, em última análise, ajudar a criar oportunidades de golo.
Esses conceitos, ou princípios, incluem Progressão, Cobertura Ofensiva, Posicionamento, Movimento, Espaço e Tempo, cada um dos quais contribui para um jogo de ataque eficaz:
- Progressão:
A progressão é o início do Ensino de Futebol, na sua versão mais crua, pois começa por ter a bola nos pés e progride (“conduzir”/“viajar”) com a bola em direção à baliza adversária. Aqui começa a criação do padrão certo, com as zonas do pé preferidas para progredir com a bola, como receber, passar, etc. Este conceito passa pela ideia de avançar a bola estrategicamente para as zonas de ataque, independentemente de onde é recuperada. Envolve, ainda, momentos sem bola, como construir o jogo metodicamente através de passes e movimentos da bola, fazendo a transição da defesa para o ataque enquanto se mantém a posse de bola e, nos níveis mais elevados de compreensão, os elementos-chave incluem a circulação da bola, passes controlados e manutenção de uma forma estruturada durante as transições.
- Cobertura Ofensiva:
Cobertura Ofensiva refere-se à disposição dos jogadores para fornecer múltiplas opções de passe e manter o controle da bola. O conceito envolve os jogadores se posicionarem para oferecer apoio e opções/linhas de passe aos companheiros com posse de bola, mesmo que não em posições mais próximas do golo de forma imediata, mas que possibilitem a continuaçāo do Momento Ofensivo de forma equilibrada. Este Princípio revela uma maior compreensão de jogar Futebol e pode demorar mais tempo a compreender, quando comparado com a Progressão, pois pode não ter um impacto imediato no alcance do objectivo, mas é crucial que a equipa tenha jogadores sempre disponíveis para receber o bola. Portanto, os elementos-chave incluem a consciência dos jogadores sobre as suas posições e espaço necessário para facilitar o passe e a recepção.
- Posicionamento:
O Posicionamento é um conceito moderno, muito ligado ao “Jogo Posicional” que consiste em os jogadores assumirem posições em campo que exploram as fragilidades da forma defensiva do adversário. Quando adaptado às idades mais jovens, o conceito deve passar pela compreensão do que envolve o Posicionamento e porque o fazemos, começando com a explicação de “Largura e Profundidade” (ou em termos simples, “Campo grande/Campo pequeno” referindo-se a quando com ou sem posse de bola, respetivamente) e como isso irá impactar o nosso próprio jogo, bem como o jogo dos adversários. Este é um elemento muito importante no Ensino do Jogo, sem dúvida. Normalmente, em todas as faixas etárias e níveis, assim que interrompemos a Sessão de Treino para perguntar “Onde fica o Espaço? Conseguem me mostrar?” e os jogadores ofensivos se movem para o espaço livre, os jogadores que defendem também começam a mover-se. Mas a bola não se está a mover! E esta é uma grande oportunidade para reforçar a importância de conhecer o Jogo, saber aproveitar o espaço e respeitar o posicionamento, pois provoca reações da equipa adversária, que criará ainda mais espaço para melhor receber a bola e avançar. Consequentemente, o posicionamento envolve os jogadores encontrarem espaços entre os defesas, ocuparem áreas que tiram os defensores da posição e posicionarem-se para criar perigo em áreas críticas, e os elementos-chave incluem encontrar lacunas, manter a largura e criar triângulos de apoio.
Experimenta!
- Movimento:
O Movimento está muito ligado ao reconhecimento do Jogo. Honestamente, como seria expectável, todos os Princípios têm diferentes estágios de importância ao longo da Jornada do Jogador, mas sāo todos muito importantes. Como uma escada, um degrau de cada vez. Assim, compreender a ação dinâmica dos jogadores sem bola para criar espaço e atrapalhar a defesa adversária, requer compreensão do Jogo. E é a nossa responsabilidade como Treinadores explicar porque precisamos de movimento, porque nós, como equipa, precisamos de zonas ocupadas na hora certa, trocas de posição sincronizadas e ações coordenadas sem a bola. Depois de compreender a importância de explicar o porquê das movimentações que queremos e de explicar o Jogo como cada um de nós acredita nele, os elementos-chave para treinar podem incluir corridas diagonais, corridas sobrepostas e mudanças rápidas de direção. Para mim, mais importante ainda, os Movimentos Contrários serāo o conceito mais importante.
Noutro dia falamos sobre isso!
- Espaço:
A gestão de Espaços trata, mais uma vez, de melhorar o conhecimento de Jogo dos teus Jogadores, permitindo-lhes melhorar a sua compreensão sobre a importância de reconhecer e explorar os espaços disponíveis no campo, para cada um e para os colegas. Os jogadores devem compreender a necessidade de estar conscientes tanto do espaço que ocupam como do espaço que podem criar ou explorar. Naturalmente, os elementos-chave do treino incluem encontrar e atacar espaços abertos, manipular os defensores para criar espaço e explorar lacunas na defesa do adversário.
- Tempo (Timing):
O tempo é crucial para executar jogadas de ataque de forma eficaz. O timing é, também, o aspecto mais difícil do Jogo Ofensivo, porque envolve a tomada de decisão que é, para mim, o elemento mais relevante que distingue um Jogador de Futebol e, consequentemente, o Modelo de Jogo. Este princípio envolve passes, corridas e movimentos oportunos que atrapalham a organização defensiva do adversário, e a definição de “oportuno” pode variar de jogador para jogador, pois todos eles estão em situações diferentes ao longo do jogo e enfrentam diferentes pressões de oposição. Portanto, devemos treiná-los para serem sincronizados, para gerirem as expectativas de forma a facilitar o processo de tomada de decisão de cada jogador. O tempo é também a última conquista que podemos almejar e a última a subir na escada da compreensão do Futebol, e está muito correlacionado com os outros 5 Princípios e Conceitos aqui apresentados.
Compreender e implementar estes princípios de forma eficaz pode levar a um Modelo Ofensivo coeso e potente. Treinadores e Jogadores precisam trabalhar estes elementos durante os treinos e melhorar as suas capacidades ofensivas, bem como para estarem mais preparados para diferentes Estratégias Defensivas. Naturalmente, uma equipa com um Modelo Ofensivo bem coordenado, que combine estes Princípios, pode criar oportunidades de golo com mais frequência e manter-se como uma ameaça sustentada para a defesa adversária.
No entanto, isso é muito, muito difícil.
E leva tempo. Normalmente, muito tempo.
Ok, no nível mais alto, os jogadores entendem isto mais facilmente.
Tudo isto aqui transmitido e muito mais rápido!
Porque já possuem a grande maioria dos comportamentos específicos necessários para uma adaptação mais rápida às diferentes estratégias, portanto, os novos elementos apenas irão incrementar o seu conhecimento.
Além disso se conseguirmos acrescentar, como sempre, novas estratégias com resultados satisfatórios, aí é quando nos aproximamos do céu!!
Mas não tomes isso como garantido, seja ganhando ou perdendo.
É preciso dar tudo de nós e o resultado pode não ser bom e, definitivamente, pode não sair tudo de forma perfeita.
Mas não podemos andar ao sabor da onda.
Sê consistente nas tuas decisões, tem confiança no caminho que te guiou até aqui e o que te levou a defender as tuas opiniões e, eventualmente, os resultados virāo mais cedo ou mais tarde.
Obrigado por seguires aqui a ler!
Um abraço.

Deixe um comentário