O Futebol e a Gestão são dois mundos coexistentes onde emoções, ações, reações, expectativas e sustentabilidade empresarial podem ser facilmente misturadas.

A criação de uma Academia de Futebol é (provavelmente) um dos empreendimentos mais emocionantes que podem existir, mas igualmente desafiantes, que exige ambição e ao mesmo tempo um planeamento cuidadoso e total consideração de variáveis. O alinhamento destas características é crucial para se estar preparado para (quase) tudo o que surgir, pois não existam dúvidas que surgirão desafios profundos e todos elas (provavelmente uma de cada vez) serão as mais importantes para sustentar no negócio.

“(…) é impreterível ter uma ideia clara sobre os Valores Fundamentais, Visão e Objetivos ao considerar abrir uma Academia de Futebol Juvenil.”

Como ponto de partida, é impreterível ter uma ideia clara sobre os Valores Fundamentais, Visão e Objetivos ao considerar a abertura de uma Academia de Futebol. Ter uma ideia clara sobre a Visão e os Objetivos da Academia (ou seja, faixas etárias que a Academia se propõe a desenvolver, localizaçāo, se existe um regime competitivo ou apenas uma academia privada, ou ambos, estar envolvido num Clube existente ou começar um novo Clube/Grupo Recreativo, etc) também te irá ajudar a desenhar os Valores e a Metodologia de Ensino a implementar e vice-versa. Ter tudo o que foi mencionado anteriormente esclarecido facilitará o caminho para a escolha dos parceiros certos com quem nos queremos envolver, desde o Staff Técnico até aos restantes Departamentos relevantes para o funcionamento da Academia.

Pessoalmente, estive envolvido em diversas Academias, tanto em Portugal como internacionalmente, em diferentes estágios da vida das Academias, desde a criação, reinvenção ou numa fase mais madura, em período de sustentabilidade/continuidade, bem como procurei alinhar-me com os estudos mais relevantes em Gestão e Coaching Desportivo, completando esta lista de 10 considerações principais a serem tidas em conta.

1. Infraestruturas e Instalações: É crucial analisar quais as infraestruturas adequadas para responder à tua Visão, incluindo campos de treino, ginásios, salas de aula e instalações médicas. Os estudos demonstraram que as instalações bem conservadas tendem a melhorar o desenvolvimento dos jogadores e atraem talentos. Em simultâneo, prepara-te para o que pode vir a seguir, quem é o teu mercado-alvo e os serviços que a Academia oferece, bem como de ter um plano para alcançar as tuas expectativas realistas – especialmente se isso não acontecer nos primeiros 6 a 12 meses após a abertura.

2. Staff Técnico: A contratação de Treinadores qualificados e certificados é a base do sucesso das Academias. Os estudos enfatizam a necessidade de ter treinadores experientes que possam fornecer orientação especializada no desenvolvimento das capacidades e organizaçāo. Além disso, eu diria que é importante ter uma boa parcela de Treinadores mais jovens, com vontade de aprender e de se adaptar às necessidades de uma Academia recém-criada. Mais importante ainda, deves procurar pessoas de mente aberta e que trabalhem em equipe, dispostas a compartilhar o caminho em conjunto. Reforço que as soft skills superam as hard skills a qualquer hora e em qualquer lugar, no longo prazo.

3. Desenvolvimento Curricular: Cria um currículo abrangente e que cubra os aspectos técnicos, táticos, físicos, mentais e sociais do jogo. Um currículo estruturado garante uma abordagem sistemática no desenvolvimento do jogador, bem como ajuda em todas as potenciais futuras discussões que irāo existir com um Encarregado de Educaçāo, treinador, parceiro actual, potencial parceiro ou até mesmo jogador. As pessoas tendem a revelar mais dificuldades em encontrar argumentos para um processo estruturado (partindo do princípio que existe uma base abrangente de conteúdo para sustentar esse processo, é claro).

4. Identificação de Talentos: É essencial implementar sistemas eficazes de identificação e prospecção de talentos. Este é um aspecto crucial quando se considera o presente e o futuro das Academias, e é necessário implementar uma ampla rede de Scouting e envolver-se ativamente com as comunidades locais para descobrir talentos ocultos. Além disso, promove a necessidade do Staff Técnico existente destacar potenciais talentos para ingressar na Academia, pois eles irāo certamente estar envolvidos em jogos, torneios ou campeonatos onde tu poderás nāo estar presente. Define o benchmark e os objetivos de onde você quer estar no curto, médio ou longo prazo em termos de quantidade e qualidade de jogadores. Consequentemente, monta o modelo de negócio de forma a promover aqueles que revelam mais esforços no crescimento da Academia, oferece retorno financeiro para assinaturas de novos jogadores ou qualquer outra estratégia que julguem ser mais adequada.

“(…) não te enganes a pensar que tu e eu somos os únicos com óptimas ideias ou abordagens diferentes. O talento está em toda parte (…) mantém o foco no trabalho duro e no teu crescimento e vai em frente!

5. Sustentabilidade Financeira: É fundamental estabelecer um modelo financeiro sustentável. Existem muitas pessoas, empresas e clubes/academias que vivem de um único fluxo de receitas. Isto reflecte um enorme risco quando se procura a sustentabilidade, pelo que a investigação enfatiza a necessidade de diversificação dos fluxos de receitas através de patrocínios, parcerias e de angariação de fundos para cobrir despesas. Aproveita as tuas experiências e ideias pessoais (ou da tua equipa) para criar diferentes fontes de receita e obtém a vantagem dupla de envolver as pessoas ainda mais na Academia ao apoiar suas ideias para a Academia.

6. Conformidade Ética e Legal: É claro, mas nāo deixa de ser importante mencionar a necessidade de garantir a conformidade com as diretrizes éticas e legais do país. Os estudos enfatizam, ainda, a salvaguarda dos jovens atletas, o cumprimento das leis de proteção infantil e a manutenção de um processo de recrutamento transparente e justo.

7. Envolvimento dos Encarregados de Educaçāo: Construir relacionamentos positivos com os pais e responsáveis pelos atletas ​​é vital, por vários motivos. Ter uma comunicação aberta e envolver os pais no processo de desenvolvimento do jogador promove um ambiente de apoio, que pode desempenhar um papel decisivo no desenvolvimento dos atletas. Além disso, quando se trata de jogadores mais jovens, o processo de tomada de decisão estará muito ligado à avaliação dos pais sobre as instalações da Academia, currículo proposto, treinadores e relacionamento criado entre todos os envolvidos (desde a recepção até a relação treinador-jogadores). , etc). Pode ser desafiante, sem dúvida, mas aposta neste campo!

8. Educação e competências para a vida: A oferta de programas educativos e formação em competências para a vida é cada vez mais reconhecida como parte de uma abordagem holística. Chegar a patamares profissionais é, normalmente, a principal meta e objetivo de todos os jovens atletas, mas apenas se torna uma realidade para um número muito reduzido de jogadores. Não me interpretem mal, teremos sempre a história daquele 1 atleta que conseguiu chegar ao mais alto nível do Futebol vindo de um contexto muito difícil, seja no ambiente financeiro, familiar ou comunitário, ou ainda de competitividade demográfica ou regional, ou qualquer outro. Temos, igualmente, a certeza de que essa história irá ser o suporte e alimentar os seguintes 10.000 atletas ao sonho de serem os próximos a atingir o mesmo nível vindos de circunstâncias semelhantes. E isso é muito, muito importante e fez do Futebol o maior Desporto a nível Mundial. Zero dúvidas sobre isso! Porém, infelizmente, a realidade também mostra que menos de 1% dos atletas terão a sorte e capacidade de se tornarem profissionais. Portanto, devemos ter uma visão responsável relativamente à eficácia na utilização do Desporto como um caminho educativo para um mundo melhor e para formar melhores indivíduos, e os estudos suportam que as Academias que dão prioridade ao desenvolvimento académico e pessoal dos jogadores obtêm frequentemente melhores resultados a longo prazo. Mais uma vez, sê claro sobre a tua Visão, Valores e Objetivos.

9. Monitoramento e Avaliação: O monitoramento e avaliação contínuos do progresso do jogador são essenciais. Cria um conjunto de métricas de desempenho e avaliações regulares para acompanhar o desenvolvimento de jogadores, treinadores ou equipes. Além disso, na minha experiência, julgo ser muito importante partilhar essas métricas e avaliações com os jogadores e os seus Encarregados de Educaçāo, em momentos específicos da época (fim dos períodos letivos, tal como nas escolas, ou qualquer outra altura que julgues ser o mais adequado). Esta estratégia permite maiores níveis de confiança e transparência no processo que está a ser criado e propõe um caminho a seguir para obter melhores resultados, quando necessário. Demonstra um verdadeiro cuidado e preocupação com o crescimento e desenvolvimento pessoal do indivíduo, e as pessoas irāo notar esse esforço. No final de contas, a formaçāo de jovens atletas é uma equipe entre Pais, Jogadores e Academia que tentam alcançar um resultado semelhante.

10. Envolvimento comunitário: Envolver-se com a comunidade local e promover um sentimento de pertença é mais do que benéfico, é crucial. Aproveita as redes sociais disponíveis para aproximar a Academia da comunidade, apresentando o que está a ser desenvolvido na Academia e tornar-se uma parte integrante da comunidade, o que se pode traduzir num aumento de apoio e recursos, mas, igualmente e em última análise, ajudará na difusāo da Visão, Valores e Objetivos da Academia por toda a comunidade desportiva. Existem estratégias a serem implementadas para qualificar também os leads (potenciais clientes) que podem, como resultado, achar o teu trabalho mais ou menos interessante, e isso também pode ser importante para sua Academia no longo prazo.

Aproveito, ainda, para fazer uma ressalva, mais direccionada com os negócios, promovendo a necessidade de ter uma equipa ao teu redor. É quase impossível fazer tudo isto sozinho, a menos que se esteja disposto a dedicar um tempo significativo para iniciar este projeto e ainda mais para mantê-lo ativo. E perde-se qualidade com o passar do tempo. É necessário fazer a devida diligência das necessidades e expectativas do mercado e alinhar os resultados com as tuas. Mais do que a Análise SMART ou SWOT (que devem ser feitas, ou ter alguém para ajudar a fazer), dá um passo mais largo e entende a realidade do mercado e de outras Academias na zona definida, ou regiāo – em termos de números de atletas, treinadores, outros departamentos, horário de trabalho, locais, serviços, produtos, etc. – e os benefícios ou desafios de competir contra essas Academias.

Existem diversas perguntas que você pode fazer antes de entrar no negócio, como:

  • Quantas Academias de Futebol existem na regiāo?
  • Quantas abriram nos últimos 3 a 5 anos?
  • Eles ainda estão em funcionamento?
  • Quais são os números deles?
  • Qual o risco de entrada de novas Academias e/ou substitutos na regiāo?
  • Qual é a rivalidade competitiva entre Clubes ou Academias?
  • Se existe um Clube/Academia dominante – porquê e como eles trabalham para serem líderes de mercado?
  • Que preços as pessoas podem pagar na área designada?
  • De quantos Treinadores a tua Academia precisará?
  • Como irāo funcionar e quem será responsável pelos outros Departamentos?

E muitas mais perguntas surgem, como estás imaginando agora.

Por fim, não te enganes a pensar que tu e eu somos os únicos com óptimas ideias ou abordagens diferentes. O talento está em toda parte, alguns deles conseguimos ver e outros ainda não, mas mantém o foco no trabalho duro e no teu crescimento e vai em frente!

Related Articles

All articles

Get updates

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Atenção
Atenção
Atenção!

Deixe um comentário

Download Texty

Texty is a magazine-style theme design that displays blog posts, reviews, and news in an original way.

Texty comes with different style variations to spark your creativity in making it just as you'd like to. Enjoy!

Blog no WordPress.com.